Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

12 de abril de 2015

Corrida

POSTURA DURANTE A CORRIDA

Para um aprimoramento da postura, podemos utilizar os exercícios educativos para corrida. Além de ajudarem no aprimoramento da mecânica da corrida, também podem ser utilizados como forma de aquecimento antes das sessões de treinamento.

Para muitos, correr é apenas colocar um pé após o outro, não esquecendo de alterná-los. A postura adequada é importante para uma melhor eficiência mecânica, o que permite uma maior economia de energia para o movimento realizado.

Conforme a distância e a velocidade aumentam, pequenos erros na postura ficam mais evidentes. Com isso, causam maior desperdício de energia, o que pode levar a uma fadiga precoce. Para uma melhor eficiência mecânica é necessário analisar a mecânica dos pés à cabeça, levando em consideração a individualidade biológica de cada um. Para isso, podemos aplicar uma análise básica da postura em três atos.

1° ato (a passada): a amplitude da passada deve se ajustar ao tamanho do indivíduo. Pessoas mais altas têm uma amplitude maior que pessoas mais baixas. Quando essa regra não é respeitada, observa-se uma desarmonia da postura durante a corrida. A frequência da passada deve se ajustar diretamente com a amplitude. Pequenas amplitudes exigem frequências de passada maiores, o que irá causar um apoio maior sobre os dedos dos pés, acarretando uma maior elevação dos joelhos e um movimento dos braços mais vigoroso.
2° ato (o tronco): para uma melhor eficiência da respiração, da amplitude da passada e da frequência da passada, é necessário que o corredor mantenha a postura ereta – ou seja, tronco reto e olhar sempre para a frente.
3° ato (a tensão): a postura durante a corrida deve ser relaxada. Correr sob tensão muscular é como se você estivesse travado, o que vai acarretar em diminuição da performance.

Após feita uma análise da postura do corredor e identificados os erros com relação à mecânica da corrida, é a hora de prestar atenção nos detalhes da postura para uma melhor eficiência mecânica.

Pés: procure usar totalmente os pés, do tornozelo até a região central. À medida que ocorre a transição do peso do corpo sobre o pé (movimento de pêndulo), o corredor terá uma propulsão maior na fase área da corrida.

Tornozelos: mantenha-os relaxados, para uma transição suave do peso do corpo sobre o pé e também para diminuir o impacto do solo sobre as articulações (como tornozelos, joelhos e quadril).

Joelhos: durante a passada, erga o joelho, pois isso irá proporcionar um melhor movimento de pêndulo durante a corrida – e, com isso, maior propulsão e menor impacto sobre o solo.

Braços: os braços e as pernas devem se movimentar no mesmo ritmo, para manter o equilíbrio dinâmico da corrida. Os braços devem ficar soltos e relaxados, mas não podem ultrapassar a linha medial do corpo.

Cotovelos: os cotovelos devem ficar soltos, para permitirem um movimento de pêndulo perfeito dos braços, pois os braços e as pernas devem estar no mesmo ritmo.

Ombros: para um perfeito movimento de pêndulo e os braços acompanharem o ritmo das pernas, os ombros devem estar soltos, relaxados e paralelos ao solo.

Cabeça: a cabeça é fundamental para uma postura correta. Mantenha o olhar para a frente, em direção ao horizonte. Mantendo essa postura fica mais fácil deixar ombros, braços, joelhos e pés atuando de maneira correta.

Bom treino e mantenha a postura!
 
ALEXANDRE MACHADO
LÍDER VO2PRO

Veja também


- Maratona de Berlin 2017
- Motivação para correr
- Treinamento indoor
- Checklist pré prova
- Benefícios do treinamento de corrida
- 5 dicas para começar a correr
- 4 problemas de todo corredor
- Tecnologia se tornou imprescindível para muitos corredores
- PACER OU PACE?
- Você corre ou sai correndo?
- O grande desafio dos 42,195 km
- Treinamento de força e corrida
- POSTURA DURANTE A CORRIDA
- TREINAMENTO INDOOR X OUTDOOR
- Corrida durante o dia ou à noite?
- Avaliação da potência aeróbia
- Bons motivos para correr
- Avaliação da potência aeróbia – parte 2
- O DICIONÁRIO DO CORREDOR
- Geração R
- Os 7 pecados do corredor durante uma prova
- A corrida natural
- Tênis: o amigo para toda a corrida
- Treinamento em altitude
- Você deseja correr ou sobreviver a uma prova?
- Conheça a periodização dos treinos de corrida
- De olho na sua hidratação
- Minha primeira prova: os 5 km
- Treine menos e corra mais
- Planilha de treino Super-5
- A tecnologia acelerando a sua corrida
- Taper: reduza o ritmo antes da prova e aumente a sua performance
- Melhore sua corrida com a ajuda de aplicativos
- Aprendendo a Correr
- Estratégia para a competição
- Corrida Indoor
- Correr ou sobreviver a uma prova
- 42,195 KM, o grande desafio
- 4 treinos para quebrar o seu recorde pessoal
- GERAÇÃO R
- Treinamento de base versus especifico



Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).