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20 de setembro de 2015

Corrida

Conheça a periodização dos treinos de corrida

O período de preparação dos alunos/atletas pode ser divididos em três momentos bem marcantes: período de base, período especifico e período regenerativo.

A base tem por objetivo fazer com que você possa correr cada vez mais longe.  Neste período, as distâncias vão aumentado de forma gradativa. O foco é o componente cardiorrespiratório e a resistência muscular.

No período específico, o objetivo é fazer com que você possa correr cada vez mais rápido. Neste período, as distâncias diminuem, a velocidade dos treinos aumentam e são incorporados os treinos intervalados. O foco é o aumento da velocidade da corrida por distâncias cada vez maiores.

Já o período regenerativo é o momento onde você corredor passa a reduzir todas as cargas de treinos – tanto pela distância como pela velocidade. O foco aqui é recuperar para o próximo período de cargas.

A relação entre período de base e período específico é bem discutida na literatura. O importante é entendermos a função de cada uma delas para que o nosso planejamento seja perfeito. A base nos possibilita gerar uma adaptação para suportamos aos treinos específicos, que são mais intensos, porém mais curtos – ao contrario dos treinos de base, que são menos intensos, porém com uma distância maior.  O segredo do comportamento do período de base para o especifico é diminuir as distâncias ao mesmo tempo que as velocidades são aumentadas para que, no final, você, corredor, esteja mais rápido e mais resistente.

É importante que na fase de base o atleta possa adquirir resistência muscular e técnica do movimento. Ou seja, saiba correr, pois na fase especifica ele dever ganhar velocidade e a técnica perfeita é fundamental para isso.

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