Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

Tênis: o amigo para toda a corrida

O tênis é o principal equipamento para a pratica da corrida de rua e a tecnologia empregada nos modelos não para de evoluir. Tudo isso com dois objetivos claros: correr mais rápido e mais longe. Calçados com alto amortecimento e os minimalistas (que simula a sensação de correr descalço) são as tendências dos calçados para o esporte atualmente.

Mas qual o passo certo em direção a compra do tênis ? Esta é a principal pergunta que os atletas se fazem na hora de correr até uma loja. É muito comum que as compras sejam estimuladas pela propaganda e pelo visual do produto. Poucos corredores buscam a funcionalidade do pisante antes de qualquer outra característica.

O tênis tem duas funções especificas: proteger o aparelho locomotor – controle da sobrecarga e estabilização da articulação – e otimizar o rendimento – retorno de energia acumulada e diminuir o gasto energético.

A cada passada – e com o aumento da velocidade –, as forças de impacto aumentam de duas a três vezes o peso corporal, gerando fadiga precoce e perda da técnica do movimento. Com isso, diminui-se a capacidade de estabilização das articulações, gerando uma onda de choque de baixo para cima – que pode ocasionar as lesões por sobrecarga.

Os tênis de corrida chegam a reduzir, aproximadamente, 40% das ondas de choque em relação aos pés descalços. Os solados mais macios proporcionam maior amortecimento, embora também causem maior instabilidade, que pode gerar uma fadiga precoce e/ou uma lesão em indivíduos que não dominam a técnica do esporte.

Categorias dos tênis de corrida

Estabilidade – Oferece boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. Você deve preferir este tipo de tênis caso seja um corredor com peso médio, que não tenha problemas severos de controle de movimento do pé e quer um calçado com um algum suporte e boa durabilidade. Minha indicação é o PUMA 500.

Amortecimento – Drop alto, maior amortecimento e menor suporte. Usualmente são construídos com solado curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé. Você deve preferir este tipo de pisante para treinos longos. Minha indicação é o PUMA 600.

Performance – Leve, com drop baixo e com excelente estabilidade, é indicado para competições ou treinos de tiro ou ritmo. Você deve ter um tênis deste tipo se for um corredor experiente e quiser uma resposta rápida da passada.  Minha indicação é o PUMA 100R.

Então qual seria o melhor tênis, com mais ou com menos amortecimento?

A escolha do calçado correto depende de uma série de fatores que precisam ser levados em consideração: nível de condicionamento, frequência de treino, peso corporal, tipo de pisada e tipo de prova.

Minha dica é: primeiro, conheça a sua necessidade para a corrida,. Entre os modelos que atendem a sua necessidade, quais são mais confortáveis. Por último, qual deles cabe no seu bolso.

Diferenças

Corrida com tênis de alto amortecimento (drop acima de 10 mm) – O calcanhar toca o solo antes da planta do pé gerando uma sobrecarga maior nas articulações.

Corrida com tênis minimalista (drop abaixo de 4 mm) – A pisada é mais natural e o pé, praticamente, toca o solo por completo e, com isso, a sobrecarga é distribuída sem gerar lesões.

DROP – É a diferença milímetros (mm) entre  a altura da sola do tênis entre o calcanhar e parte frontal do pé.

Boas compras e bom treino!

Thiago Oliveira
Treinador my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).