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20 de setembro de 2015

Corrida

A corrida natural

Corrida natural é o nome dado para a corrida sem o tênis ou, melhor, descalço. Tudo começou com uma publicação na revista cientifica Nature, em 2010. O estudo de Daniel Lieberman conclui que correr descalço provoca menos estresse ao pé que correr com tênis.

A pergunta é: correr descalço ou calçado? Será que a corrida natural faz com que o atleta tenha que utilizar a mecânica correta para que possa correr sem nenhum tipo de dor?

Daniel Lieberman observou que, durante a corrida descalça, as pessoas tendem o tocar o solo com a parte do meio do pé, enquanto os corredores que usam tênis tocam o solo primeiro com o calcanhar.  Encostar no chão primeiro com a parte traseira do pé representa 7% da massa do corpo sobre o pé – três vezes maior que o impacto de um corredor descalço, com a região média.

A corrida e a caminhada são modelados biomecanicamente por sistemas diferentes. A corrida é modelada pelo bouncing Ball (o pé toca o solo com a parte do meio – sistema de molas) e a caminhada pelo sistema rolling egg (o pé toca o solo com a parte do calcanhar – sistema de pendulo). O sistema bouncing ball é caracterizado por grandes trocas de energia cinética e elástica dos músculos e tendões, já no sistema rolling egg, a troca de energia ocorre de forma mais suave.

Em um dado momento, o corredor deixa de caminhar e passa a correr em razão do aumento da frequência da passada e neste momento o pé não consegue permanece em contato com o solo, caracterizando assim a fase aérea e, consequentemente, a corrida.

Um grande erro é achar que a corrida é uma caminhada com uma velocidade maior e neste ponto é quer correr descalço ou calçado pode fazer a diferença, pois se o atleta continuar a correr pelo sistema rolling egg, sofrerá um impacto grande no tornozelo e isso irá gerar dor durante a corrida. Para continuar a atividade sem dor ele irá mudar a mecânica da corrida para o sistema bouncing ball.

Bom, não precisamos falar em correr descalço para observar este fato, basta utilizar um tênis tipo race ou performance que são mais leves e utilizados por profissionais, se a mecânica de sua passada não for correta você irá sentir também o impacto de correr de forma errada.

Outro grande erro que agrava muito na mecânica da corrida é a escolha de um tênis inadequado para o corredor. Exemplo: o corredor iniciante tende a pensar que o melhor tênis seria o com mais amortecimento para ele e isso é errado, pois esta atitude irá levá-lo a manter um corrida com o sistema da caminhada.

Os tênis com mais amortecimentos são indicados para corredores mais experientes e para treinos longos. Para os iniciantes, o ideal são os tênis da categoria controle do movimento, que por serem mais rígidos, vão favorecer os novatos correr de forma adequada e com maior estabilidade do complexo pé/tornozelo.

Eu costumo dizer que há uma grande diferença entre correr e sair correndo e a mecânica é a principal forma de você identificar quem esta correndo e quem sai correndo. Correr requer técnica, enquanto sair correndo não. Eu, particularmente, não recomendo a ninguém correr descalço, mas sim a comprar um tênis adequado para o seu tipo de pé, o nível de condicionamento e a fase de treino em que se encontra.

Para o aprendizado da técnica da corrida utilizamos dos exercícios educativos para o processo ensino-aprendizagem-treinamento. Os exercícios educativos são imprescindíveis para quem deseja melhorar sua performance na corrida.

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