Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

Corrida

Geração R

Fazendo uma busca pela internet e também em alguns artigos sobre o perfil do corredor brasileiro (ou, como eu gosto de chamar, a geração R), pude observar muitas informações, mas nenhuma daquelas que eu estava buscando.

Muitos artigos científicos e matérias em revistas divulgam informações referentes ao comportamento do número de participantes em provas, divididos por sexo e faixa etária – o que eles consomem, o que gostam de fazer e a classe social, entre outras informações. Todas essas informações são muito importantes, porém não me deixam satisfeito. Eu ainda não descobri o que inspira uma pessoa a correr.

Tendo como base uma abordagem sistêmica e os valores dos corredores, constatamos inicialmente três perfis de corredores com inspirações diferentes: perfil social (diversão, bem-estar), perfil fit (bem-estar, saúde) e perfil perfomance (desafio, perfeição).

O corredor social
Utiliza a corrida como um meio para diversão e sociabilização no ambiente de trabalho ou na academia. A prova que mais gosta é a de 5 km, pois pode completar com tranquilidade e curtir os momentos pré-prova e pós-prova. Gosta de treinamento com intensidade moderada e fácil e com distâncias não tão grandes. Os longos preferidos são com distâncias inferiores a 10 km e superiores a 7 km. Adora fartlek como método para variar os treinos. Esse grupo tem um perfil de faixa etária menor que os outros – a idade varia de 25 a 35 anos.

O corredor fit
Utiliza a corrida como um meio para atingir a boa forma ou a manutenção de peso. Não é fiel à corrida, porém sabe que ela pode fazer com que chegue mais rápido ao seu objetivo principal (perda de peso). Esse corredor já pratica a corrida há pelo menos 2 ou 3 meses e tem como prova preferida a de 10 km, por ser rápida e bem prazerosa. É dedicado aos treinos e fiel às planilhas, gosta de variar os locais de treinos e os tipos de percursos. Experimenta alguns treinos com mais intensidade, mas sem compromisso. Considera os intervalados uma boa opção, porém prioriza os com recuperação ativa e intensidade moderada, pois não gosta de sentir desconforto durante e após os treinos. Nesse grupo, idades variadas e destaque para o público feminino, que vem crescendo cada vez mais. Aliás, esse grupo é bem crítico e gosta de saber por que faz cada tipo de treino e como a sessão vai ajudá-lo a chegar ao seu objetivo.

O corredor performance
É o verdadeiro runaholic – ou seja, o corredor viciado. Seu perfil de prova é a partir de 21 km, sendo que gosta das provas de 10 km para controle da performance. O interessante desse perfil é que um dia essa pessoa foi um corredor social ou fit e, com o tempo e a paixão pela corrida, se transformou em corredor performance. Consome tudo sobre corrida – de revistas a roupas e alimentação. É extremamente competitivo nos resultados, gosta de se superar sempre e vive em luta constante contra as suas marcas anteriores. É muito crítico com os treinamentos, porém fiel quando encontra o treinador que faz com que suas marcas sejam batidas. É resistente à dor e a todo o tipo de treinamento – quanto pior, melhor é o treino. Gosta de ir além de seu limite e, assim, comete excessos e corre o risco de lesões. Uma boa parte desse grupo é autoditada, treina sozinho ou com base em planilhas de revistas.

E você? O que inspira você a correr?

Veja também


- Maratona de Berlin 2017
- Motivação para correr
- Treinamento indoor
- Checklist pré prova
- Benefícios do treinamento de corrida
- 5 dicas para começar a correr
- 4 problemas de todo corredor
- Tecnologia se tornou imprescindível para muitos corredores
- PACER OU PACE?
- Você corre ou sai correndo?
- O grande desafio dos 42,195 km
- Treinamento de força e corrida
- POSTURA DURANTE A CORRIDA
- TREINAMENTO INDOOR X OUTDOOR
- Corrida durante o dia ou à noite?
- Avaliação da potência aeróbia
- Bons motivos para correr
- Avaliação da potência aeróbia – parte 2
- O DICIONÁRIO DO CORREDOR
- Os 7 pecados do corredor durante uma prova
- A corrida natural
- Tênis: o amigo para toda a corrida
- Treinamento em altitude
- Você deseja correr ou sobreviver a uma prova?
- Conheça a periodização dos treinos de corrida
- De olho na sua hidratação
- Minha primeira prova: os 5 km
- Treine menos e corra mais
- Planilha de treino Super-5
- A tecnologia acelerando a sua corrida
- Taper: reduza o ritmo antes da prova e aumente a sua performance
- Melhore sua corrida com a ajuda de aplicativos
- Aprendendo a Correr
- POSTURA DURANTE A CORRIDA
- Estratégia para a competição
- Corrida Indoor
- Correr ou sobreviver a uma prova
- 42,195 KM, o grande desafio
- 4 treinos para quebrar o seu recorde pessoal
- GERAÇÃO R
- Treinamento de base versus especifico



Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).