Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

Corrida

PACER OU PACE?

Bem-vindos ao Blog Pacer, ponto de encontro para praticantes e atletas da corrida. É com grande alegria que a partir de hoje faremos deste espaço nosso endereço para discutir assuntos sobre corrida. Há muito que se discutir e, aqui, deixo meu convite para todos que desejam postar suas dúvidas, sugestões e comentários.

Pace e Pacer são palavras diferentes e com significados diferentes. Pace é um termo muito utilizado por praticantes de corrida de rua e expressa o tempo que levamos para percorrer um quilômetro (min/km). Pacer é aquele que impõe o ritmo. No caso da corrida, podemos ter duas interpretações: a primeira é aquele corredor que coloca  o ritmo na prova, também chamado de coelho; a segunda é o outro corredor que ajuda a impor o ritmo nos treinos. Em ambos os casos, se trata de um corredor para outro corredor.

E para que serve o Pace ? Serve para poder organizar a largada da corrida. Normalmente, a organização do evento vai distribuir os atletas mais velozes à frente dos demais. Essa sinalização é feita com bandeiras de diversas cores, indicando determinado grupo com mesmo ritmo de corrida. São distribuídas pulseiras coloridas que dão acesso aos atletas nos locais determinados. Também existem alguns integrantes da organização da corrida que correm com placas indicativas do Pace, chamada de largada em ondas.

No treinamento, serve para controlar melhor nosso ritmo durante uma prova de corrida de rua ou treinamento. É fundamental ter essa noção de tempo e distância durante a prova e os treinos. Para os iniciantes também pode ajudar a controlar a ansiedade e expectativa de conseguir ou não terminar a sua primeira corrida de rua.

Em iniciantes, é comum observar que eles acelerarem seu ritmo no início da corrida acima do que estão acostumados nos seus treinamentos – e acabam cansando antes de terminar o percurso. Acabam ficando ofegantes e terminam caminhando ao final dos últimos metros. O objetivo é manter o mesmo ritmo de passada durante todo percurso, sem a necessidade de caminhar.

Bom treino !

Veja também


- Maratona de Berlin 2017
- Motivação para correr
- Treinamento indoor
- Checklist pré prova
- Benefícios do treinamento de corrida
- 5 dicas para começar a correr
- 4 problemas de todo corredor
- Tecnologia se tornou imprescindível para muitos corredores
- Você corre ou sai correndo?
- O grande desafio dos 42,195 km
- Treinamento de força e corrida
- POSTURA DURANTE A CORRIDA
- TREINAMENTO INDOOR X OUTDOOR
- Corrida durante o dia ou à noite?
- Avaliação da potência aeróbia
- Bons motivos para correr
- Avaliação da potência aeróbia – parte 2
- O DICIONÁRIO DO CORREDOR
- Geração R
- Os 7 pecados do corredor durante uma prova
- A corrida natural
- Tênis: o amigo para toda a corrida
- Treinamento em altitude
- Você deseja correr ou sobreviver a uma prova?
- Conheça a periodização dos treinos de corrida
- De olho na sua hidratação
- Minha primeira prova: os 5 km
- Treine menos e corra mais
- Planilha de treino Super-5
- A tecnologia acelerando a sua corrida
- Taper: reduza o ritmo antes da prova e aumente a sua performance
- Melhore sua corrida com a ajuda de aplicativos
- Aprendendo a Correr
- POSTURA DURANTE A CORRIDA
- Estratégia para a competição
- Corrida Indoor
- Correr ou sobreviver a uma prova
- 42,195 KM, o grande desafio
- 4 treinos para quebrar o seu recorde pessoal
- GERAÇÃO R
- Treinamento de base versus especifico



Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).