Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

Treine menos e corra mais

Criei um método de corrida chamado Super-5, que utilizo na VO2PRO, com uma proposta de treino curto, de 5 km três vezes por semana, para a pessoa conseguir completar corridas de 10 km. Indico para alunos que já fizeram alguma prova de 10 km e querem melhorar seus tempos.

O Super-5 é composto, basicamente, por três tipos de treinos: ritmo, estabilidade e intervalado. Os trabalhos, em sua maioria, são realizados em alta intensidade, o que ajuda muito no desenvolvimento da velocidade do corredor.

Na minha visão, o Super-5 comprova que é possível melhorar a performance em corridas de 10 km correndo apenas distâncias mais curtas que a prova alvo. Esta proposta de treinar em distâncias bem menores que a prova alvo não é uma corrente de pensamento nova. Em 1882, Walter George estabeleceu vários recordes nas provas de 1.600 e 16.000 metros treinando apenas 3.200 metros por dia. Joe Binks, em 1902, foi o primeiro a correr os 1.600 metros abaixo dos 4 minutos treinamento apenas 6 tiros de 400 metros por sessão de treino.

A aplicação deste método tem alguns pressupostos básicos.
1.Realize um aquecimento adequado, com estímulos variados, por pelo menos 10 a 15 minutos;
2.Mantenha a intensidade proposta nos treinos pelas planilhas;
3.Procure manter intervalos mínimos de 48 horas entre um treino e outro;
4.Não é recomendado aplicar este método de forma sequencial;
5.O método tem desenvolvimento melhor se for otimizado com o treinamento de força pelo menos duas vezes na semana.

No próximo post, confira um modelo de planilha no método Siper-5 para oito semanas de treinamento.

Até mais!

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).