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20 de setembro de 2015

Corrida

Corrida durante o dia ou à noite?

Corrida durante o dia
O principal inimigo da corrida diurna é o sol, pois a termorregulação acontece de maneira mais lenta no organismo, o que pode levar a um aumento mais rápido da temperatura corporal interna (hipertermia). Com o aumento da temperatura corporal interna, as enzimas vão atuar de maneira debilitada, o que vai acarretar em um atraso no metabolismo – e, com isso, haverá diminuição da potência de trabalho.

Para evitar esse quadro, é importante a hidratação adequada antes, durante e após o treino. Lembre-se: o treinamento prolongado sob o sol pode acarretar em um quadro de insolação – os sintomas são falta de ar, dor de cabeça, náusea, tonturas, pele quente e avermelhada.

Para a corrida diurna, o vestuário adequado é a utilização de boné, óculos de sol e roupas claras que não absorvem as luzes do sol.

Corrida à noite
Durante à noite, embora não tenha o sol, há a poluição. Nos grandes centros urbanos, a concentração de gases (como o monóxido de carbono) é muito maior à noite. Portanto, evite a prática durante os horários de pico da poluição nos grandes centros urbanos, que geralmente é das 18h até as 20h.

Outro fator importante que não deve ser desconsiderado pelo praticante é a segurança. Durante à noite, redobre a atenção sobre os veículos, sempre prefira correr na pista contrária ao fluxo de veículos e utilize roupas claras ou com acessórios reflexivos. Em função da pouca luz e das sombras provocadas durante a noite, alguns buracos e desníveis podem ficar camuflados. Por isso, fique atento ao piso.

Bom treino!

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